O uso de suplementos tem ganhado muita popularidade como um dos métodos mais utilizados para a redução da gordura corporal. Dentre as opções mais consumidas, está o termogênico para emagrecer, por prometer o aumento do metabolismo e ser facilmente encontrado no comércio, como mercados e farmácias.
A perda de peso tem sido um fenômeno ao longo do tempo e, provavelmente, você já viu inúmeras dietas surgindo como uma super “novidade”. Com as tendências indo e voltando, é difícil encontrar opções que ofereçam poucas mudanças no seu estilo de vida. De fato, as pessoas se tornaram cada vez mais condicionadas a pensar que existem pílulas mágicas que derreterão qualquer gordura indesejada do seu corpo sem precisar de uma atividade física sequer.
Apesar de já estarmos no século 21, manter um estilo de vida ativo e aderir a uma dieta consciente e adaptada ao seu tipo físico ainda é a melhor abordagem para atingir seus objetivos de perda de peso. No entanto, existe um pequeno detalhe: a redução da gordura pode gerar aumento da fome, baixos níveis de energia, irritabilidade e irregularidades hormonais. Então, como combater essas sensações?
É nesse momento que a introdução de suplementos, como os queimadores de gordura e outros alimentos termogênicos, pode realmente ajudar na aceleração da sua jornada rumo à perda de gordura sem estresse. Neste artigo, abordaremos o que são os termogênicos e para que servem exatamente. Essa é a sua dúvida? Continue acompanhando e entenda!
Para que serve o termogênico?
Como o nome sugere, o termo “termogênico” geralmente se refere à capacidade de produzir calor. Uma das partes fundamentais do nosso metabolismo é a possibilidade de gerar calor e, sempre que geramos energia através de processos metabólicos normais, o calor é produzido como resultado.
É por isso que, quando nos exercitamos, a resposta do organismo é nos aquecer. Dessa forma, o aumento da energia se manifesta em um aumento na produção de calor. Ou seja, precisamos nos manter quentes o suficiente para manter nossas células vivas.
Basicamente, esse é o princípio dos queimadores de gordura termogênicos, dos quais aumentam a temperatura interna do corpo, causando uma reação metabólica que, por sua vez, geram um aumento na produção de suor, da qual reduz a quantidade de água no corpo.
Outro fator interessante sobre a ação termogênica é que estimula o sistema nervoso central, resultando na diminuição da fome ao lidar com um déficit calórico, ajudando a reduzir o desejo de comer outros alimentos.
Inclusive, os alimentos termogênicos também aumentam a produção de energia devido aos seus ingredientes que, se ingeridos diariamente, demonstram ser positivos para a perda de peso de maneira saudável.
Como funciona o termogênico?
Um dos termogênicos mais conhecidos e comprovadamente eficiente é nossa velha amiga cafeína. Alguns estimulantes, como a cafeína, aumentam o metabolismo, desencadeando a liberação de hormônios, como a adrenalina. Isso eleva a produção metabólica e, no caso do nosso exemplo da cafeína, esse efeito é especialmente percebido naqueles que são mais sensíveis ao composto.
Isso significa que a cafeína pode contribuir para a perda de gordura? Sim. No entanto, à medida que a tolerância aumenta, esses efeitos se tornam mais lentos. Ainda que seja eficaz, é melhor alternar a cafeína se usada como queimador de gordura. Altas doses de cápsulas de cafeína perto de 400 mg, por exemplo, demonstram aumentar o metabolismo em cerca de 30 kcal por hora. Contudo, é aconselhável começar com doses mais baixas e avaliar sua tolerância, caso ainda não tenha consumido esse tipo de produto antes.
Alguns termogênicos mais populares que têm alto potencial de aumentar o calor corporal são os capsaicinóides. Esse termo pode parecer uma novidade para você, mas com certeza já deve ter se deparado com ele antes, pois a capsaicina está presente nos pimentões e em outros alimentos mais picantes. Portanto, se você já sofreu com os suores associados a esse tipo de alimento, saiba que esse é um dos ingredientes populares em alguns queimadores de gordura termogênicos.
Existem seis membros dessa família de capsaicinóides, dos quais a capsaicina e a nonivamida são as substâncias mais potentes. Sua principal ação termogênica se dá por meio da ativação do canal TRPV1, que significa Receptor de Potencial Transitório Vanilóide do Tipo 1. Esse receptor é sensível ao calor e a ativação dos capsaicinóides reduz sua sensibilidade, fazendo com que o nosso corpo produza mais calor para compensar a baixa temperatura, mesmo que você esteja em uma sala com climatização moderada.
A capsaicina também aumenta as taxas de oxidação da gordura, em outras palavras, o uso da gordura como combustível. Desse modo, isso combinado com o aumento da taxa metabólica significa que existem potencial para suportar a perda de gordura, especialmente se consumida antes das suas atividades físicas.
A ação termogênica funciona?
Tanto a cafeína como a capsaicina funcionam como termogênicos. De acordo com Wagner Rogério Gambini, Biomédico e professor de Educação Física, a cafeína estimula o sistema nervoso central, o que aumenta os batimentos cardíacos e mantém a pessoa mais estimulada durante os exercícios. Mas não oferece nenhuma diferença em questão de perda de gordura, se não houve uma diminuição calórica. Por isso, a ingestão de alimentos precisará ser controlada para obter os benefícios adicionais que eles oferecem.
Por exemplo, os queimadores de gordura termogênicos apenas aumentam o gasto de energia em quantidades moderadas. Ainda que possam contribuir com uma perda de peso mais rápida, as pessoas que apenas ingerem esses produtos, não modificam sua rotina de alimentação e esperam grandes diferenças, podem ficar decepcionadas.
Um dos benefícios adicionais de muitos produtos termogênicos, incluindo a cafeína, é que eles ajudam a regular o apetite e controlar a ingestão de alimentos. Portanto, mesmo sem os efeitos de aumento do metabolismo, os queimadores de gordura ainda podem ser um recurso extremamente útil para apoiar a perda de gordura.
Utilizar termogênicos é saudável?
Ao contrário da cafeína, que é conhecida por ter o potencial de aumentar significativamente a frequência cardíaca e potencialmente aumentar o estresse e a ansiedade em altas doses para usuários sensíveis, a capsaicina não parece ter efeitos colaterais associados de forma negativa. Na dose de 150 mg, aumenta o metabolismo e a oxidação de gorduras por apenas um curto período de apenas algumas horas. Portanto, esse ingrediente pode ser usado várias vezes ao dia, se necessário.
Entretanto, se você estiver buscando por um queimador de gordura termogênico,Gambini diz que a dica é verificar a composição, pois eles geralmente combinam ingredientes, incluindo a cafeína que, embora seja completamente tolerada com segurança em altas doses, é sempre bom ter uma ideia de quanto você está consumindo diariamente.
Sendo assim, podemos destacar que os termogênicos naturais, sem cafeína ou outros estimulantes geralmente podem ser usados com mais frequência e, como um bônus, quase ninguém cria uma tolerância aos alimentos termogênicos naturais, possibilitando que você se alimente deles todos os dias durante todo o processo de perda de peso.
Quais são os alimentos termogênicos?
Além dos alimentos quentes que contêm pimenta e capsaicina, existem outros alimentos que aumentam nossa termogênese. Gambini comenta que a canela em pau e o gengibre, além de qualquer outro alimento picante, são considerados alimentos termogênicos.
De um modo geral, a proteína tem um alto efeito termogênico, o que significa que é necessária uma boa parcela de energia para digerir e absorver. Assim como o suor que as pimentas despertam, se consumirmos grandes quantidades de carne, podemos obter o mesmo efeito!
Café e chás que contêm cafeína podem dar um pequeno impulso no metabolismo e ajudar a manter o foco e evitar o cansaço e a fadiga. O chá verde, em particular, contém catequinas do chá verde, que são fitonutrientes ricos em antioxidantes e que podem ajudar na perda de gordura.
Você de descobrir um pouco mais sobre o uso dos termogênicos? Então continue com a visita em nosso blog e leia outros artigos sobre o tema e tenha uma rotina mais saudável. Aproveite para conhecer nossa loja virtual e confira todas as opções de suplementos alimentares que oferecemos!