A terceira idade é uma etapa das nossas vidas em que o corpo já não possui o mesmo vigor de antes. Os movimentos ficam mais lentos, assim como o raciocínio, a memória e outras funções cerebrais e orgânicas.
Por estarem mais propensos a doenças, os idosos precisam redobrar os cuidados com a alimentação e isso inclui a ingestão de determinadas vitaminas que vão auxiliar no fortalecimento dos ossos, no aumento da imunidade, no combate à hipertensão, diabetes, parkinson, alzheimer, entre outras doenças comuns neste estágio da vida.
Nos próximos parágrafos, vamos entender mais a fundo quais vitaminas para idoso que deve estar inclusa no seu cardápio diário. Aproveite a leitura!
Vitamina D: ossos mais fortes
Apesar de não existir uma resposta definitiva para “Qual é a melhor vitamina para a terceira idade?”, a vitamina D pode ser considerada uma das mais importantes.
Por ser obtida através da exposição solar, ela se tornou essencial para a absorção do cálcio, um dos principais responsáveis pela manutenção dos ossos, músculos, ligamentos e também da pele.
A exposição de 15 a 20 minutos de sol por dia no começo da manhã e no final da tarde pode ajudar a manter os níveis de cálcio equilibrados, mas em alguns casos, apenas a inclusão de um suplemento de vitamina D consegue suprir a necessidade de regular os níveis de cálcio e fósforo no sangue.
No entanto, o consumo de suplementos com vitamina D deve ser feito com acompanhamento médico, pois caso ele seja feito sem controle, pode haver o risco de hipercalcemia (quando há alta concentração de cálcio no organismo), levando ao desenvolvimento de cálculos renais e até constipação intestinal. Por isso, todo o cuidado é pouco.
Complexo B: melhor aliado do cérebro
As vitaminas do complexo B se destacam por atuarem no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, todos considerados principais fontes de energia para o corpo humano.
Neste caso, estão as vitaminas B1 (tiamina), que ajuda na conversão dos carboidratos em glicose para o sangue, favorecendo o sistema imunológico e a vitamina B6, aliada ao bom funcionamento do cérebro, estimulando a produção de serotonina (neurotransmissor ligado ao humor, ao prazer e à libido).
Há também a vitamina B12, uma fonte natural antioxidante que previne a anemia na terceira idade ao manter as células vermelhas (hemácias) em quantidade suficiente no sangue. Além disso, ela também evita que o cérebro dos idosos encolha com os passar do anos, algo que pode comprometer as suas funções cognitivas.
Ômega 3: melhor amigo da memória
Doenças como alzheimer, mal de parkinson, depressão, falta de memória e dificuldade de concentração podem ser prevenidas a partir do consumo regular de ômega 3. Ele é encontrado em peixes de água gelada como salmão, atum e sardinha.
Essa fonte de vitamina para a terceira idade é a melhor forma de estimular as células nervosas do cérebro, atuando diretamente na massa cinzenta, região no cérebro que processa todas as informações que captamos através dos sentidos.
Mesmo contando com tantos benefícios, o suplemento de ômega 3 deve ser consumido com cautela, pois em excesso pode provocar complicações na saúde do idoso como inflamação das artérias, por exemplo. Portanto, antes de consumí-lo por conta própria, procure por um nutricionista que vai te orientar melhor na dosagem diária recomendada de acordo com a sua idade, peso e necessidade nutricional.
Vitamina C: fortalecendo a imunidade
O consumo de vitamina C sempre esteve associado ao fortalecimento do sistema imunológico. Com o envelhecimento, ela se torna ainda mais essencial na manutenção da imunidade daqueles indivíduos que já completaram 60 anos ou mais.
Neste estágio da vida, o corpo passa por um processo oxidativo constante movido pelo aumento dos radicais livres. Essas moléculas instáveis danificam as células, acelerando o envelhecimento da pele, comprometendo a visão e a coordenação motora.
A partir do momento em que o suplemento de vitamina C já faz parte da dieta do idoso, ele sente o corpo mais vigoroso e o coração mais forte, isso porque, de acordo com um estudo conduzido por dois pesquisadores durante 12 anos e publicado no jornal de nutrição humana Nutrients.
Segundo a pesquisa, o consumo da vitamina C e também de suplementos relacionados auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Quando combinada com beta caroteno e vitamina E, ela tem seu poder antioxidante ampliado e o sistema vascular fica protegido.
Potássio
Responsável pelo metabolismo da glicose e pelas contrações musculares, o potássio surge como uma forma de repor o nutriente perdido pelo uso constante de remédios para hipertensão.
Ele auxilia o corpo a manter os níveis de sódio sob controle, evitando que os rins fiquem sobrecarregados e, assim, os cálculos renais se formem. Ao regular a pressão sanguínea, o suplemento de potássio ajuda a prevenir o infarto e o AVC neste estágio delicado de saúde.
Suplemento de Ferro
Ele é essencial para o transporte de oxigênio pelo corpo, algo que se torna ainda mais fundamental na terceira idade, quando as funções vitais precisam de atenção. Sua falta pode fazer com que o idoso sinta cansaço, fique pálido e presencie queda de cabelo, além de haver a possibilidade dele (a) desenvolver anemia.
Portanto, consumir um suplemento vitamínico de ferro é a melhor alternativa para manter o sistema imunológico e os músculos do coração e do corpo sempre fortes e saudáveis.
Suplemento de Zinco
É comum, após os 60 anos, que haja uma redução na resposta do corpo às bactérias, vírus e
microorganismos causadores de processos inflamatórios. Em um cenário de imunidade mais baixa é essencial reforçar a saúde consumindo fontes variadas de zinco.
Essa vitamina para terceira idade tem ação antioxidante no organismo, isto é, atua no combate ao envelhecimento do corpo em um momento onde os radicais livres podem causar danos às células saudáveis.
Responsável por manter os sentidos aguçados, o suplemento de zinco é um aliado e tanto no combate às doenças crônico-degenerativas como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, câncer, mal de alzheimer, esclerose múltipla, artrite, artrose, entre outras.
Agora que você já sabe quais são as vitaminas essenciais para manter a saúde na terceira idade, aproveite para ir na nossa loja descobrir produtos para sua saúde, bem estar e qualidade de vida.