Os exercícios de Kegel já se tornaram populares entre as mulheres, porém, muitas ainda sabem pouco ou quase nada a respeito deles. E ainda, se engana quem acha que esses exercícios são exclusivamente para o público feminino. Homens também podem realizar certos tipos de movimentos para melhorar a sua saúde e seu bem-estar.
Então, que tal vir com a gente aprender mais sobre os famosos exercícios de Kegel?
Para começar, como eles surgiram?
Na década de 1940, o ginecologista Arnold Kegel foi o responsável por criar os exercícios que levam o seu nome. Ele resolveu estudar maneiras de fortalecer os músculos do assoalho pélvico, na região do músculo pubococcígeo, após realizar estudos que observaram problemas comuns entre mulheres após o parto. Entre esse problemas estavam a incontinência urinária e musculatura frágil. Além disso, muitas relataram uma vida sexual que já não as satisfaziam.
Assim, ele entendeu que essas questões estavam ligadas ao pavimento pélvico, que vai do cóccix ao osso púbico. Com variações óbvias entre homens e mulheres, essa região envolve a bexiga, o intestino, a vagina, o útero e o reto. Kegel passou então a orientar a suas pacientes para que elas exercitassem essa zonas de maneiras específicas. Os resultados foram significativos e, desde, então, os exercícios de Kegel são usados para prevenir e tratar questões urinárias, além da flácides dos órgãos vaginais e pélvicos.
Exercícios de Kegel para mulheres
Ainda que os exercícios sejam para os dois sexos, é fato que, para as mulheres, os seus efeitos são mais amplos. Abaixo você confere mais detalhes sobre esse benefícios:
- Previne e ajuda a tratar problemas de incontinência urinária
Os músculos do assoalho pélvico envolvem a bexiga, o útero e o reto, e quando eles não estão firmes e coordenados, a bexiga é prejudicada em sua abertura – e isso pode gerar a incontinência. Então, o vazamento da bexiga se torna um inconveniente mesmo em movimentos suaves do corpo. Já com os exercícios de Kegel você fortalece toda essa região e deixa os órgãos ajustados em seus devidos lugares.
- Ajuda na preparação do parto e na recuperação pós-parto
Não importa se o seu bebê vai nascer de parto normal ou cesariana, os músculos do assoalho pélvico ficarão mais flácidos com a gravidez. Por isso, os exercícios de Kegel não devem apenas serem feitos depois do nascimento da sua criança, mas ainda durante a gestação.
Dessa forma, com os exercícios de Kegel para gestantes, você fortalece a sua musculatura prevenindo a flacidez e dando mais resistência para o seu corpo passar pelo processo do parto, seja ele como for. Contudo, o parto vaginal é aquele que precisa de uma atenção maior nesse quesito, porque os exercícios podem ainda prevenir rompimento dos músculos na hora da passagem do bebê.
- Melhora a saúde vaginal na menopausa
Durante a menopausa, a mudança nos níveis de estrogênio pode resultar em um fluxo sanguíneo menor nos músculos do assoalho pélvico, diminuindo o tônus muscular. Nesse caso, o papel dos exercícios de Kegel é ajudar os tecidos do corpo no processo de restaurar e fortalecer o fluxo de sangue.
- Torna a vida sexual mais prazerosa
Os exercícios de Kegel podem deixar a vagina mais apertada, ajudando na intensidade do orgasmo, já que os músculos do assoalho pélvico têm um papel importante nesse momento. Quando esse músculos estão saudáveis, os orgasmos duram mais e de maneira mais intensa. Além disso, exercícios para assoalho pélvico aumentam o fluxo sanguíneo na região pélvica, o que melhora a excitação sexual e a lubrificação, tornando a penetração mais confortável.
- Ajuda o corpo como um todo
Com a rotina agitada, o corpo está sempre suscetível a movimentos repetitivos e lesões. A gravidez por si só, já altera muito o corpo da mulher, não é verdade?! Então, os exercícios de Kegel te dão mais aptidão e força como um todo, para que seu corpo seja mais resistente e saudável.
Um exemplo é que os músculos abdominais se alongam muito ao decorrer da gestação, alterando o núcleo de equilíbrio do corpo e causando problemas de lombalgia. E mesmo para mulheres que não estão grávidas, é comum o ganho de peso e outros trabalhos que exigem esforço. Fazendo esses exercícios regularmente, você não apenas deixa seu assoalho pélvico mais resistente, como ajuda a prevenir lesões no quadril, na região lombar ou na pélvis.
Exercícios de Kegel para homens
Sim! Como explicamos, os homens também podem se beneficiar muito dos exercícios de Kegel, fortalecendo os músculos do assoalho pélvico, como acontece com as mulheres. Além da incontinência urinária, a remoção cirúrgica da próstata pode interferir na saúde desses músculos.
E assim como acontece com o público feminino, os exercícios contribuem positivamente para a vida sexual! Estudos apontam que eles contribuem para melhores experiências na ereção e no orgamo, ajudando, inclusive, a evitar a ejaculação precoce.
Especialmente homens mais velhos deveriam ser adeptos dos exercícios de Kegel, já que os músculos do assoalho pélvico vão se enfraquecendo cada vez mais conforme a idade avança. A longo prazo, isso ajuda com a incontinência urinária e fecal, além de ajudar no apoio ao intestino.
Então, agora que você já sabe que os exercícios de Kegel possuem muitos benefícios, não há motivos para não fazê-los! Lembre-se apenas que você pode começar a fortalecer o assoalho pélvico mesmo antes de engravidar e continuar a fortalecê-lo durante a gravidez, mas desde que não sofra contrações do útero enquanto o faz. Se você estiver grávida, é importante discutir seu programa de exercícios com seu médico.