Em busca por uma melhor qualidade de vida, tanto no aspecto físico quanto no âmbito mental, muitos aspirantes a esportistas que desejam perder peso, definir o corpo e ganhar massa muscular. No entanto, muitos querem tudo isso e acabam exigindo muito do corpo a ponto de sofrerem lesões e terem suas performances físicas prejudicadas.
Veja o exemplo de atividades aeróbicas e anaeróbicas. Enquanto um exercício aeróbico trabalha com o sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, usando o oxigênio como fonte de energia principal para a geração de energia, a atividade anaeróbica recorre ao movimento e esforço dos músculos para produzir a mesma energia.
Portanto, por se tratarem de modalidades distintas, logo devem ser realizadas em períodos diferentes. Mas aí fica a dúvida: alternar esporte e treino vale a pena? Para responder a essa pergunta, resolvemos elaborar este artigo no qual abordamos a relação entre as duas modalidades, considerando seus prós e contras. Continue lendo para saber mais!
Um panorama sobre os treinos concorrentes
Esse termo pode parecer novidades para algumas pessoas que estão começando a praticar uma atividade física. Basicamente, um treino concorrente consiste na combinação de um treino focado no ganho de força, hipertrofia e também no aumento da resistência aeróbica.
Mesmo atuando em diferentes áreas, ambos se complementam no sentido de fornecer ao atleta o melhor dos dois mundos. De acordo com alguns especialistas, é possível, sim, apostar na alternância entre ambos. No entanto, deve haver um acompanhamento médico que irá conduzir o atleta no melhor programa de treino de acordo com a sua rotina e tipo físico.
O ideal é que ambos os exercícios aeróbicos e anaeróbicos sejam feitos em períodos ou dias alternados a fim de minimizar o impacto que uma atividade pode exercer sobre o desenvolvimento da outra. A propósito, alguns estudos já constataram que fazê-las em paralelo aumenta as chances do esportista ter overtraining.
Overtraining: um inimigo silencioso
Elevar o corpo para uma intensidade de treino acima do suportado por ele, pode causar o que é conhecido como overtraining. Perda de força, cansaço excessivo, irritabilidade, depressão, lesões e imunidade baixa são alguns dos sintomas de overtraining.
Essa condição pode ser agravada não apenas pela quantidade de exercícios feitos em um curto espaço de tempo, mas também pela soma de diferentes treinos, feitos em intervalos mais curtos do que o recomendado.
Conhecer o próprio corpo e os limites é o primeiro passo para evitar que esse tipo de problema surja e comprometa a sua saúde e o seu bem-estar físico e emocional.
Depois é recomendado uma redução progressiva da intensidade física a fim de reduzir o impacto provocado nos músculos, ligamentos e articulações. Em alguns casos, o médico pode até orientar para o interrompimento, por um período pré-determinado, do exercício em questão.
Corrida x musculação: qual fazer primeiro?
Um dilema pelo qual muitos esportistas passam diariamente, especialmente aqueles que não contam com acompanhamento de um fisiologista ou personal trainer é qual esporte praticar primeiro: corrida ou musculação?
A resposta para essa pergunta varia conforme o perfil e estilo de vida do atleta. No entanto, caso ele queira praticar ambos no mesmo dia é indicado que haja um intervalo de, no mínimo, 3 horas para não sobrecarregar o corpo.
Além disso, também é preciso investir em uma alimentação rica em proteínas e carboidratos que vão fornecer os nutrientes necessários para repôr as energias e evitar lesões.
Já foi comprovado, pela ciência e pela medicina, que a realização de um exercício aeróbico como a corrida estimula a síntese de cortisol. Em níveis altos, esse hormônio tem ação catabólica, influenciando negativamente no crescimento muscular. Já um esporte anaeróbico, como a musculação, faz com que o GH e a testosterona fiquem elevados, o que impacta na construção celular e, consequente, na hipertrofia.
O que você ganha praticando dois treinos concorrentes?
Como você pode perceber, o fato de termos dois treinos concorrentes não significa que você deva eliminar um ou outro da sua rotina. É perfeitamente possível aproveitar os benefícios da corrida e da musculação, por exemplo, para ter mais saúde e qualidade de vida.
Auxilia na perda de peso
Quem está lidando com a balança pode se beneficiar de um exercício aeróbico, como corrida, ciclismo ou pular corda para queimar mais calorias e atingir o peso ideal.
A queima de gordura acaba sendo interessante também para um melhor desempenho nos treinos de musculação, aumentando a sua capacidade de suportar cargas mais pesadas, ganhar mais força e resistência física.
Melhora do sistema cardiorespiratório
Todos nós seres humanos precisamos de oxigênio para respirarmos. Por isso que o transporte desta substância pela corrente sanguínea é tão importante para o funcionamento de diversos órgãos responsáveis pela nossa sobrevivência.
O próprio coração fica mais forte, já que a musculatura respiratória é trabalhada mais intensamente, assim como o volume pulmonar, que capta mais oxigênio durante a inspiração.
Aumento da hipertrofia
Tendo em mente a importância de separar os treinos de cardio e musculação, logo fica mais fácil aproveitar os benefícios da segunda modalidade, sendo a hipertrofia o mais imediato e visível deles.
Conforme os músculos são estimulados a trabalharem de forma mais intensa, mais o corpo é exigido a fim de suprir a exigência de trabalho pelo qual passar a receber a partir de agora.
O treinamento com pesos também estimula o desenvolvimento da massa óssea, evitando, assim, o surgimento de doenças ligadas à sua perda, como a osteoporose, que se manifesta com mais intensidade na terceira idade.
Agora que você já sabe qual é a melhor forma de alternar esporte e treino, aproveite para continuar acompanhando outros artigos do blog, onde conteúdo de qualidade não falta.
Também não se esqueça de conferir os produtos para saúde que estão à venda no nosso site. Nossa equipe está pronta para atendê-lo (a) com profissionalismo e atenção, sempre considerando suas necessidades físicas.
Em pouco tempo, você vai alcançar os melhores resultados nos seus treinos e ter mais qualidade de vida para viver bem e feliz ao lado de quem você mais gosta. Nós contamos com a sua presença por aqui!