Se o seu objetivo é obter o máximo de desempenho em seus treinos a fim de obter os melhores resultados, saiba que a alimentação pré-treino é tão importante quanto o próprio exercício físico. Escolher os alimentos certos para comer enquanto se prepara para suas atividades físicas garante não só a energia necessária para que você as realize, como também pode ajudar a evitar o cansaço e a se recuperar mais rápido do desgaste físico inerente. Sem mais delongas, vamos te apresentar algumas receitas pré-treino simples, gostosas e eficientes para você consumir no seu pré-treino e potencializar ainda mais seu rendimento físico. Fique com a gente até o final deste artigo para também conferir alguns alimentos a serem evitados nesta refeição tão importante!
1- Sanduíche de purê de batata doce e frango desfiado
Vamos começar com um clássico. Afinal, batata-doce e frango são dois dos alimentos pré-treino mais conhecidos dos adeptos do universo fitness. A batata-doce é fonte de carboidratos complexos e de energia, além de possuir pouca gordura e ser rica em minerais essenciais para a prática de exercícios físicos, como potássio, cálcio, fósforo e ferro. O frango, por sua vez, também possui pouquíssima gordura e é uma fonte rica de proteína.
Ingredientes
- 100 gramas de frango
- 1 batata-doce grande
- Leite
- Manteiga
- Pão de forma Integral
- Sal a gosto
Modo de preparo
Cozinhe a batata-doce em uma panela até ela amolecer. Em seguida, amasse-a bem e leve novamente ao fogo com um pouco de leite e manteiga (o suficiente para dar liga). Tempere com sal a gosto e reserve.
Em uma panela, cozinhe o frango o suficiente para desfiá-lo. Depois de desfiado, tempere com sal a gosto e reserve.
Prepare o sanduíche com duas fatias de pão de forma, adicionando primeiro o purê e depois o frango desfiado. Essa receita rende até duas porções.
2- Homus de beterraba
Que tal uma releitura gastronômica muito gostosa na hora de preparar a sua refeição de pré-treino? Essa versão do tradicional prato da culinária árabe une o típico grão-de-bico da receita à beterraba, o que resulta em um antepasto colorido e saboroso, além de muito nutritivo.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de grão-de-bico
- 1/2 beterraba (média) cozida
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 colher (sobremesa) de tahine (pasta de gergelim) (opcional)
- Sal a gosto
Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho em água até que ele amoleça um pouco. Depois, remova a água que não foi absorvida e bata-o junto com todos os outros ingredientes em um processador até criar uma pasta uniforme. Sirva bem gelado com torrada ou em pão integral. Outra possibilidade é servir o hommus como acompanhamento de salada.
3- Banana com iogurte e aveia
Parece mais receita típica de vó, sabemos. Mas a bem da verdade, essa simples receita, além de prática e deliciosa, também é ideal para o seu pré-treino. Vamos relembrar esse clássico com gostinho de infância?
Ingredientes
- 2 bananas
- 2 colheres de sopa de aveia
- Açúcar mascavo a gosto
- 1 potes de iogurte natural desnatado
Modo de preparo
Em uma tigela ou prato fundo, corte as bananas em rodelas. A seguir, adicione a aveia por cima e o açúcar mascavo. Para finalizar, coloque o iogurte e misture bem.
4- Shake proteico de açaí e morango
Poucas alimentos soam tão “brasileiro” quanto o açaí. Fruto típico das regiões tropicais da região Norte, esse alimento é saboroso, nutritivo e pode ser consumido de diversas formas. Ah, e ele também possibilita uma infinidade de combinações. Não é preciso dizer que ele é o queridinho de muita gente do universo fitness em terras tupiniquins e também mundo afora, sendo considerado em outros lugares um alimento exótico e poderoso. Essa receita é simples, prática e rápida de ser feita. Portanto, é ideal para quem tem pressa, mas não abre mão de saborear uma refeição deliciosa e saudável a qualquer momento.
Ingredientes
- 1 scoop de whey protein (25g) isolado sabor baunilha
- 1/2 copo de água (150 ml)
- 1 polpa de açaí (50 g) puro (sem xarope de guaraná)
- 1 fatia de abacaxi média
- 5 unidades de morango
- 1 colher (sopa) de coco ralado
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em um copo e beba logo em seguida.
5- Frutas no pré-treino
Simples assim. Frutas. Não é bem uma receita, mas trata-se de um alimento tão especial para o pré-treino que vale a pena ser colocado nessa lista com uma boa dose de orientações.
Elas são ideais para o pré-treino por dois motivos: são fontes poderosas de vitaminas e irão oferecer também uma boa dose de energia imediata para seus exercícios. Para acertar na escolha das frutas, é importante levar em conta não só o seu gosto pessoal, mas também o índice glicêmico (IG) de cada uma delas. Esse índice determina a velocidade com a qual a glicose é absorvida e chega à corrente sanguínea, fornecendo assim a tão esperada energia para o treino.
Para exemplificar melhor, vamos trazer algumas das frutas boas para pré-treino segundo seus índices. As de IG alto (rápida absorção) são melancia, banana, mamão e as frutas secas. As de índice glicêmico médio são abacaxi, manga, laranja, kiwi, pêssego e morango. Por fim, as de baixo índice, absorvidas lentamente, são maçã, pera, ameixa, cereja e melão.
Extra: três alimentos para evitar no seu pré-treino
Carne vermelha
Não é uma boa opção por se tratar de uma fonte de proteína de absorção mais lenta. A depender do corte, inclusive, você pode acabar ingerindo uma quantidade maior de gordura, o que irá atrapalhar o seu desempenho durante as atividades físicas. Há que se dizer, ainda, que, devido à digestão lenta, há chances de você sentir incômodos.
Oleaginosas
Muito se fala dos benefícios de ingerir pequenas porções de oleaginosas, como as castanhas, todo os dias. Apesar da tentação de utilizá-las como refeição pré-treino por serem simples e práticas para comer, elas não são muito indicadas para este propósito. Isso porque elas são, de um modo geral, boas fontes de proteína e lipídios (gorduras, ainda que boas), mas com pouco carboidrato em sua composição.
Bulletproof coffee
Sabemos que esta receita caiu no gosto dos brasileiros e o modismo é grande atualmente. Acontece que, a despeito desses fatos, o bulletproof coffee pode atrapalhar seus treinos, especialmente se o resultado que você espera é emagrecer. E o problema não está exatamente no café preto, visto que ele tem praticamente zero calorias, mas sim no restante da receita, que normalmente leva manteiga ghee e óleo de coco, podendo chegar a quase 300 calorias em uma pequena dose.
Além da grande dose de caloria para uma refeição pequena, não é interessante consumir tanta gordura em seu pré-treino, visto que nosso metabolismo consome a gordura do próprio corpo como fonte de energia – quando esgota o glicogênio oriundo do carboidrato – e não depende de outra fonte.