Correr na rua é uma das atividades mais saudáveis e prazerosas que existem, pois estimula a prática de atividades físicas, a socialização entre as pessoas, servindo, inclusive, como uma forma reduzir o estresse e a depressão.
É claro que o esportista precisa ter em mente que deve estar preparado fisicamente para aproveitar ao máximo o percurso percorrido durante a corrida de rua. E isso exige um preparo a médio e longo prazo.
A seguir, vamos descobrir quais são as melhores corridas de rua em São Paulo e o que você precisa fazer para se inscrever em cada uma delas. No final do artigo, ainda vamos te orientar sobre como se preparar para a sua primeira corrida de rua, se você nunca correu antes pela cidade.
Assim, você vai estar mais preparado para encarar esse desafio e chegar na linha de chegada como um verdadeiro vencedor. Continue lendo!
Onde correr
As grandes metrópoles contam com diversos eventos voltados para as corridas de rua. Muitos deles são patrocinados por grandes marcas, enquanto outros têm apoio e divulgação das prefeituras e subprefeituras.
O calendário de corridas de rua costuma ser divulgado no final e no começo de cada ano, conforme as temperaturas ficam mais elevadas, o que acaba estimulando a prática esportiva. Dependendo da cidade em que você se encontra, eles tendem a focar em bairros próximos ou distantes das regiões centrais, como forma de estimular moradores locais a percorrerem trajetos conhecidos.
Como?
Para se inscrever em uma das corridas, o (a) interessado (a) deve entrar em contato com os organizadores, que podem ser localizados em grupos específicos nas redes sociais ou em sites feitos com o propósito de divulgar os eventos, como o site corridas em São Paulo e portal Maratona no Mundo.
Neste último endereço são divulgados eventos maiores, transmitidos pela televisão e em serviços de streaming como a São Silvestre e a Meia Maratona de São Paulo. Em ambos variam em nível de dificuldade, sendo a primeira com 16 km de extensão e a segunda, com percursos que variam entre 5 km, 21 km e 42 km.
Quando participar?
As inscrições para as corridas de rua podem ser feitas online através de sites especializados como o ativo.com onde o esportista tem acesso aos locais, horários, organizadores, trajetos e outras informações sobre as corridas que deseja participar. Há também dicas de como se preparar para as provas, histórias de corredores, calçados mais adequados para correr, etc.
Bônus: como se preparar para uma corrida de rua
Agora que você já tem todas as informações que precisa para começar a participar de corridas de rua, vamos aprender mais sobre como se preparar com antecedência para extrair o melhor proveito possível do seu corpo para encarar os próximos desafios no asfalto.
Lembre-se que por estar a céu aberto, você está exposto a diferentes obstáculos que vão inferir no seu rendimento como chuva, frio, sol, subidas, descidas, distância, ritmo, entre outros. Por isso é extremamente importante que você treine com antecedência para lidar com qualquer uma dessas situações.
A prática de musculação vai ajudar a deixar o seu corpo mais forte e resistente, além de ser uma importante aliada na prevenção de lesões.
Exercícios que trabalham os membros inferiores como agachamento e leg press recrutam os principais grupos musculares, enquanto pedalar e correr na esteira elevam a sua capacidade cardiorespiratória. Invista nos treinos aeróbicos e anaeróbicos com pelo menos 6 meses à 1 ano de antecedência.
Durante esse período, faça uma avaliação médica, procure por um nutricionista e pela orientação de um personal trainer para que você aproveitar ao máximo os seus treinos e manter a alimentação em dia.
No dia da prova
Quando chega o grande dia é comum que o corredor amador sinta ansiedade. Afinal de contas, os últimos meses de preparo serão postos à prova. No entanto, muita calma nessa hora. Respire fundo e fique atento com os seguintes detalhes para que a corrida seja a mais proveitosa e prazerosa possível.
Atenção com a alimentação
Para ter energia para completar a corrida em questão é importante fazer uma administração correta de proteínas, carboidratos complexos, vitaminas que vão repor os estoques de energia do corpo. Evite alimentos gordurosos e derivados do leite, pois eles costumam causar desconfortos abdominais, o que pode comprometer o seu rendimento ao longo da prova.
O consumo de água também é fundamental, sendo que ele deve ser feito com mais intensidade 24 horas antes da corrida e até duas horas para a largada. Neste último caso, recomenda-se ingerir de 250 à 500 ml de água e também aproveitar os pontos de parada para se hidratar durante a prova.
Use roupas leves e claras
Nem é preciso salientar para a importância de usar roupas leves, como regatas, shorts e um par de tênis confortável que proteja os pés dos impactos provocados durante o trajeto. Em um dia quente e ensolarado também é importante usar óculos escuros e protetor solar para proteger os olhos e a pele dos raios ultravioleta.
Gerencie a sua energia
A concentração de corredores na largada é uma forma de manter todos os participantes no mesmo ritmo. Não se afobe e queira sair correndo na frente de todo mundo. Mantenha um ritmo mais lento e aumente aos poucos conforme foi evoluindo na corrida. É melhor poupar energia no começo para usá-la nos quilômetros finais que costumam ser os mais desafiadores.
Reponha a energia gasta
A sensação de cruzar a linha de chegada pode ser extremamente recompensadora, não importa se ela foi cumpria nas primeiras ou últimas colocações. Depois do alívio, chega o momento de recuperar toda a energia gasta repondo as vitaminas, nutrientes e sais minerais perdidos durante o esforço físico.
Primeiro, consuma água de coco, bebidas eletrolíticas ou um suco de frutas. Eles vão repor os minerais perdidos, além de ajudar na hidratação. Depois, reponha a energia com alimentos em carboidratos de rápida absorção, como frutas, barras de cereais, arroz, batata doce, pães e outras fontes energéticas similares.
Com tanta informação sobre onde correr, como se inscrever e quando participar de corridas de rua, além de uma rotina de treinos antes, durante e depois das provas, você vai mais longe nas suas próximas provas, conquistando novas metas ao mesmo tempo em que investe no seu bem-estar físico e mental.
Caso queira ficar por dentro deste e de outros assuntos, continue navegando pelo nosso blog. Será um imenso prazer te oferecer informação de qualidade para uma vida mais saudável, produtiva e feliz!