Também chamada de ácido ascórbico, a vitamina C é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano. Ela desempenha importantes funções por todo o organismo, como veremos a seguir, e sua ausência – ou baixo índice – pode acarretar em uma série de problemas para nós.
Apesar de todo o seu valor para a saúde, nossa espécie não é capaz de produzir esta vitamina por conta própria, dependendo, assim, exclusivamente de fontes externas para suprir sua demanda.
Existem diversos alimentos ricos em vitamina C, sendo os principais a acerola, limão, laranja, goiaba, morango, caju, kiwi, abacaxi, manga, pimentão, brócolis, couve, tomate, repolho.
Outra opção é a obtenção desse nutriente através da suplementação alimentar. Continue lendo nosso artigo para conhecer mais sobre a vitamina C e também conferir uma excelente sugestão para você que deseja suplementar de maneira segura e confiável.
Os benefícios da vitamina C
Para que você tenha a real dimensão de toda a importância da vitamina C, nada melhor do que entender alguns de seus principais benefícios, bem como a forma como ela age em nossos organismos. Então vamos lá!
Ajuda a combater os sintomas do resfriado
O primeiro benefício aqui listado é envolto por discussões e polêmicas. Se há não muito tempo a vitamina C era vista como a solução para tratar gripes e resfriados, hoje essa eficácia é contestada. Entretanto, alguns estudos demonstram que ela pode auxiliar o corpo reduzindo os riscos de uma piora no quadro, evitando assim o desenvolvimento de pneumonia e infecções pulmonares. Desta forma, a vitamina C estaria relacionada à redução da gravidade dos sintomas e também dos dias de duração da doença.
Reduz o estresse, melhora o humor
Um estudo promovido por uma universidade da Alemanha afirma que a vitamina C traz benefícios para as pessoas que sofrem com baixa no sistema imunológico em decorrência do estresse. Esta, inclusive, é uma ocorrência frequente na sociedade atual.
A pesquisa foi desenvolvida com 120 pessoas analisadas em momentos estressantes, como falar em público ou resolver problemas matemáticos. Metade do grupo recebeu 1.000mg de vitamina C, enquanto a outra foi submetida às mesmas condições sem a suplementação. Como resultado, o grupo que ingeriu a vitamina teve índices de estresse muito menores. Isso acontece porque a vitamina cessa a secreção de cortisol, responsável por transmitir o estresse para todo o corpo. Enquanto isso, os principais sintomas desse desgaste, como os níveis elevados de cortisol e pressão arterial elevada foram muito maiores no grupo que não recebeu o suplemento vitamínico.
Além disso, a vitamina é capaz de melhorar o humor, uma vez que estimula a produção de triptofano, precursor da serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar e pela disposição.
É uma grande aliada contra o envelhecimento da pele
Essa vitamina é uma grande queridinha das pessoas que amam cuidar da aparência a manter a saúde da pele sempre em dia. Segundo um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition que examinou o envelhecimento da pele em 4.025 mulheres, com idade entre 40 e 74 anos, a ingestão de vitaminas C em níveis ideais estava associada a menores chances da pele apresentar rugas ou ressecar
Isso acontece porque o ácido ascórbico é um excelente antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento das células. Além disso, ele também tem o poder de clarear manchas da pele. Por fim, a vitamina C é responsável pela síntese do colágeno, fundamental para a boa aparência da pele. Assim, uma boa opção para quem busca um maior cuidado com a pele é manipular a vitamina C em forma de hidratante para o rosto ou utilizar protetores solares que contenham a substância.
Aumenta a imunidade do organismo
A vitamina C melhora o sistema imunológico por meio do aumento na produção de glóbulos brancos, células que têm a função de combater microorganismos estranhos ao corpo. Um estudo divulgado no Annals of Nutrition & Metabolism registrou esse incremento nas defesas do corpo, estabelecendo relação com a Vitamina C. Assim, a ingestão da vitamina é capaz de nos fortalecer, deixando o corpo menos suscetível a doenças.
Ajuda a evitar problemas de visão
A vitamina C previne a degeneração da mácula, parte da retina responsável pela percepção de detalhes. Esse efeito é potencializado quando esta vitamina é combinada com outros nutrientes, como a vitamina E, cobre, zinco e betacaroteno. Estudos também demonstram que ela pode prevenir a catarata.
Como saber se você precisa de vitamina C?
Como diz um certo ditado famoso no meio médico, “o corpo fala”. Assim, ele também demonstra, através de alguns sinais, que está necessitado de uma maior ingestão de vitamina C. Confira a seguir 9 desses sinais segundo o médico e pesquisador Dr. Marco Menelau.
1- Muitos hematomas pelo corpo
Se pequenas colisões ou pancadas causam manchas pelo corpo, este é um sinal de que os seus vasos sanguíneos estão fracos. O corpo não consegue deixar os capilares fortalecidos com colágenos suficiente, e isso acontece porque a vitamina C é a responsável para sintetizar o colágeno. Com os vasos fragilizados, ele facilmente rompem, gerando as manchas.
2- Cicatrização lenta
Também possui relação com a falta de colágeno. Para que o corpo possa reparar o tecido de forma rápida e eficaz, o sistema imunológico também precisa estar em dia. Tanto para a produção de colágeno quanto para a produção de glóbulos brancos, a vitamina C é fundamental. Logo, a cicatrização lenta é um sintoma de falta da vitamina.
3- Gengiva sangrando facilmente
A gengiva também precisa de colágeno. Logo, a gengivite é um problema resultante, entre outros motivos, da falta da vitamina C.
4- Cabelos secos e unhas quebradiças
Mais uma vez, aqui falamos sobre o colágeno. Por ser um tecido de sustentação, a ausência da substância – resultante da falta de vitamina C – gera cabelos e unhas fracas.
5- Pele seca, avermelhada e pouco viçosa
A pele é constituída de colágeno e elastina. Ambas as substâncias dependem da vitamina C. Pele seca, áspera e descamando são alguns dos sintomas mais recorrentes.
6- Sangramento nasal
Apesar de estar popularmente relacionado à hipertensão, este tipo de decorre da carência de vitamina C.
7- Sistema imunológico baixo
Os glóbulos brancos dependem da vitamina C para operarem de forma eficiente na defesa do corpo. Quando ficamos suscetíveis a muitas doenças e de forma frequente, estes podem ser sinais da carência da vitamina.
8- Artrites e articulações dolorosas
Nossas articulações são utilizadas o tempo todo, ocorrendo assim um desgaste natural. Se o corpo não realiza a síntese de colágeno como deveria, não haverá a regeneração adequada dessas articulações.
9- Má circulação periférica
Pernas inchadas, varizes, problema de circulação venosa e de microcirculação – tudo isso ocorre devido à falta de colágeno, que resulta em vasos fracos.
Aonde comprar vitamina C?
Você pode adquirir Na hora de comprar vitamina C, escolha o produto da Lauton. O suplemento da Lauton conta com excelente custo-benefício, pois é fabricada com matéria-prima importada de altíssima qualidade, sendo um suplemento alimentar composto por 500 mg de Ácido Ascórbico por cápsula.
A Lauton possui mais oito anos de atuação no mercado e é especializada na fabricação de suplementos alimentares de qualidade premium, que obedecem aos mais rigorosos controles estabelecidos pela ANVISA.
Para assegurar os elevados padrões de qualificação, a equipe da Lauton é composta por nutricionistas, farmacêutico-bioquímicos e engenheiro de alimentos, além de colaboradores devidamente capacitados.
A Vitamina C na loja virtual em duas opções de embalagem, com 60 e 120 comprimidos.