O guaraná, ou Paullinia cupana, é uma pequena fruta marrom-avermelhada nativa da bacia amazônica. Ele pode parecer inofensivo, mas apesar de minúsculo, o guaraná é uma verdadeira bomba de combustível para o nosso organismo! Para se ter uma ideia, essa fruta contém de quatro a seis vezes a quantidade de cafeína que existe no café! Com isso, o guaraná proporciona um efeito forte e energizante para o nosso corpo.
Mas antes de falar mais sobre as propriedades energéticas dessa fruta que é a cara do Brasil, vamos conhecer um pouco sobre sua história?
O que é o guaraná
A palavra guaraná vem do tupi-guarani, uaranã, que significa “olhos de gente”. Isso porque a planta produz frutas do tamanho de grãos de café, que contém uma semente preta cercada por uma parte branca, dando a aparência de um globo ocular.
O guaraná desempenha um papel importante na cultura indígena, onde se acredita que a planta tenha atributos mágicos, sendo uma cura para várias doenças e agindo como um estimulante para aumentar a energia. Os guarani também têm uma explicação mítica para a aparência única das bagas de guaraná. A lenda diz que a planta não veio de uma semente, mas dos olhos de uma criança.
Acredita-se que os nativos da região amazônica da América do Sul tenham usado a planta de guaraná muito antes do Brasil ser “descoberto” e colonizado. Eles já cultivavam a planta, secavam e assavam as sementes, fazendo uma mistura com água para criar uma pasta, que serve para fazer bebidas e alimentos. E o uso comum para esses itens era (e ainda é) como uma bebida energética natural para obter mais força e resistência.
Historicamente, os curiosos efeitos da fruta guaraná eram super conhecidos pelas tribos nativas e também por exploradores e colonos no novo continente. Mas foi somente em meados do século XX que pesquisadores europeus da Alemanha e da França começaram a estudar a planta. Nos últimos tempos, o guaraná tornou-se popular como estimulante natural que pode aumentar o estado de alerta mental, bem como combater a fadiga e o cansaço.
E além de bebidas refrescantes, hoje o guaraná também pode ser encontrado em vários produtos de beleza, como óleos e cremes para o tratamento da celulite e tonificação da pele. Como ingrediente em shampoos,ele ainda ajuda os cabelos oleosos e promove o crescimento saudável dos fios, graças às suas propriedades adstringentes.
Guaraná como energético natural
As bagas e sementes da planta do guaraná possuem uma grande quantidade de cafeína e também são ricas em antioxidantes. Isso dá a essa fruta um efeito estimulante, e por isso bebidas energéticas feitas a partir do extrato de guaraná são muito populares. Sendo o ingrediente ativo do guaraná, a cafeína compõe cerca de 6 a 10% do conteúdo da fruta!
As sementes e os frutos também contêm taninos e saponinas, e embora esses efeitos não sejam completamente conhecidos, eles podem contribuir para as ações do guaraná, incluindo relaxamento da musculatura lisa brônquica, estimulação do músculo cardíaco e esquelético e aumento da secreção de ácido gástrico.
O guaraná fornece mais estímulo ao organismo do que café ou chá, possivelmente devido aos teor de gordura da planta e das saponinas na absorção de cafeína. O guaraná também possui propriedades adstringentes e antidiarréicas.
Como energético, ele funciona bloqueando a adenosina, um neurotransmissor que relaxa o cérebro e faz você se sentir cansado, mas ele tem uma grande vantagem em relação ao café: a duração da estimulação. O guaraná é absorvido lentamente pelo organismo, e isso resulta em uma liberação de energia ao longo de horas – um forte contraste com a rápida ação do café.
E o guaraná não apenas contém quantidades maiores de cafeína que o café, mas também outros alcalóides e gorduras que suprimem a sensação de fome e sede. Esta é uma das razões pelas quais o guaraná é frequentemente usado em programas de perda de peso. Além disso, como apenas uma pequena quantidade de pó é necessária, praticamente não há ingestão de calorias, o que é ideal para quem quer emagrecer.
O calor natural que o guaraná cria dentro do corpo é conhecido como termogênese e é um processo metabólico normal que ajuda na quebra da gordura corporal armazenada em energia. Embora a cafeína presente no café e no guaraná seja conhecida por facilitar isso, a teobromina e a teofilina encontradas no guaraná o aumentam ainda mais.
Outros benefícios do guaraná
Além de reduzir o cansaço físico e mental, dando mais energia, a fruta guaraná também oferece outras vantagens para o nosso corpo:
Maior capacidade de aprendizado
Estudos indicam que o guaraná produz efeitos cognitivos positivos, nos ajudando a prestar mais atenção em nossas tarefas e atividades, além de nos ajudar a concluí-las mais rapidamente.
Saúde do coração
o guaraná beneficia o coração de duas maneiras. Primeiro, ele pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame, prevenindo coágulos sanguíneos. Em segundo lugar, ele pode reduzir o acúmulo de placas nas artérias, reduzindo a oxidação do colesterol ruim.
Pele saudável
Todos sabemos que usar protetor solar é uma ótima maneira de proteger nossa pele dos raios UV prejudiciais, mas a cafeína também pode ajudar! Estudos mostram que as propriedades antioxidantes da cafeína protegem as células contra a radiação UV e ainda contam com ações antienvelhecimento.
Como consumir guaraná
Você pode inserir guaraná na sua rotina de diversas maneiras. E ainda que as bebidas em formato de refrigerante ou energéticos sejam muito saborosas e atrativas, elas contém muito açúcar. Então, o ideal é fazer uma ingestão mais saudável!
As sementes de guaraná torradas são bastante semelhantes às castanhas assadas. Elas são transformadas em pó ou extratos. Os benefícios do pó de guaraná são muitos! Além de ter efeitos positivos, esse formato é muito versátil e você pode incluir em receitas e bebidas de maneira simples. Já os extratos são uma forma mais concentrada de guaraná em pó, com mais ingredientes ativos por dose. Para o nosso consumo diário, a forma mais comum e prática é encontrar suplementos de guaraná em cápsulas com extrato ou pó de guaraná.
O xarope de guaraná é outra possibilidade de consumo bastante popular. E como você viu, não faltam opções e benefícios para ter essa fruta na rotina, não é mesmo?! Por isso, garanta algumas doses diárias desse suplemento e tenha mais disposição e bem-estar!