O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo humano desde que nascemos. Pesquisas afirmam que, a partir dos 25 anos, em média, a produção natural do começa a diminuir gradativamente. Dessa forma, o colágeno hidrolisado passou a ser comercializado como forma de suplementação, trazendo diversos benefícios para o organismo, inclusive para praticantes de atividades físicas.
A falta do colágeno no organismo causa dores e flacidez, muitas vezes associadas à idade avançada. De forma resumida, a suplementação do colágeno hidrolisado atua reduzindo o efeito do tempo, principalmente, na região da pele e das articulações. Ele traz mais firmeza à epiderme, camada externa de células da parede do corpo, oferecendo aparência jovem e rejuvenescida. Além disso tem participação importante na construção e constituição de músculos, ossos, cabelos e unhas.
Colágeno hidrolisado funciona?
Um estudo realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP avaliou os efeitos do colágeno hidrolisado em mulheres entre 45 e 60 anos após 90 dias de uso. O produto, que é isento de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), permitiu a realização de testes com a mesma facilidade que o suplemento pode ser encontrado no mercado.
60 mulheres foram voluntárias na pesquisa denominada “duplo cego placebo controle”. A justificativa para o nome do estudo é que nenhuma das voluntárias foi informada se estava ingerindo o colágeno hidrolisado ou um placebo. Cada voluntária ingeriu 10 gramas por dias durante 90 dias. Exames mostraram que a substância agiu na camada mais profunda da pele, tornando-a mais firme e diminuindo a flacidez.
Para que serve o colágeno hidrolisado
Mesmo com a produção natural de colágeno pelo corpo, é possível trabalhar o equilíbrio e a reposição da substância através da ingestão de suplementos. Ele é facilmente encontrado como colágeno hidrolisado em pó, sendo altamente aproveitado e absorvido pelo organismo.
Nas diversas camadas da pele, o colágeno age para formar uma rede de células chamadas de fibroblastos, favorecendo o surgimento de novas células e promovendo a restauração das células mortas da derme. Além disso, traz diversos benefícios para articulações, ossos e músculos.
Além disso, o colágeno possui diversos aminoácidos como prolina, glicina, glutamina e arginina, e cada uma dessas desempenha um papel específico e importante no corpo humano:
– Prolina: ela protege e preserva os vasos sanguíneos, melhora a saúde das articulações e atua efetivamente nas mais diversas funções cardiovasculares;
– Glicina: garante o funcionamento adequado das células e ajuda a construir fios de DNA saudáveis. É um dos três aminoácidos que formam a creatina, responsável pelo crescimento e pela recuperação muscular e pela produção de energia para atletas e praticantes de atividades físicas e exercícios;
– Glutamina: auxilia a reabilitar o sistema imunológico e age no combate de outros problemas como ansiedade, tensão, insônia e concentração;
– Arginina: tem função vasodilatadora, sendo muito eficaz para manter íntegra a saúde arterial e a saúde cardíaca. Além disso, tem ótimos efeitos para praticantes de exercícios físicos que envolvem força e resistência, já que favorece a circulação sanguíneo, oxigenação e recuperação dos músculos.
Benefícios do colágeno hidrolisado
- Prevenção da osteoporose
A produção de colágeno é desacelerada após os 25 anos, e com os níveis baixos algumas células podem ter sua produção diminuída. Uma das consequências disso é a osteoporose, aumentando o risco de fraturas ósseas e diminuição da mobilidade.
O colágeno atua ativamente na produção de osteoblastos, células responsáveis pela construção óssea. A suplementação de colágeno hidrolisado pode ajudar a compensar a baixa produção causada pelo envelhecimento e manter articulações e ossos mais resistentes com o passar do tempo.
- Saúde dos cabelos
Três componentes são essenciais e fundamentais para o crescimento do cabelo: minerais essenciais, queratina e colágeno. Como atua ativamente na construção e reparação celular, o colágeno em falta pode resultar em um cabelo frágil e quebradiço. Se o objetivo é ter um cabelo mais resistente a quedas e a quebras, a ingestão de colágeno hidrolisado pode contribuir com essa missão.
- Fortalecimento das unhas
A proteína do colágeno é um dos principais elementos responsáveis pelo crescimento e resistência das unhas. Para mantê-las fortes, sem descascar e para evitar quebras, adicionar colágeno na dieta pode ser uma boa estratégia.
- Retarda o envelhecimento
Como citado anteriormente, o colágeno tem ação essencial sobre todas as camadas da pele, que sofre diariamente com alguns vilões como o sol. O consumo de colágeno hidrolisado promove renovação celular, reparando danos causados pelo sol e melhorando níveis de oleosidade, hidratação e mantendo o tom natural da pele.
- Acelera o metabolismo, aumenta a massa muscular e fornece energia
Aumentando os níveis de colágeno no organismo e no corpo você pode acelerar o metabolismo, contribuindo para acelerar o metabolismo, queima de gordura e produção de massa magra. Dessa forma, a saúde dos ossos, das articulações e dos músculos será beneficiada sem que o efeito do tempo e do envelhecimento afetem negativamente a saúde do corpo, tornando o indivíduo também mais disposto e com mais energia.
Como tomar o colágeno hidrolisado
Algumas dicas são importantes para o consumo, por exemplo: não é necessário tomar colágeno hidrolisado em jejum. É recomendável consumir três horas após a refeição, mas um especialista pode indicar a dose e o momento correto para ingerir o suplemento. Alguns alimentos são ricos em colágeno e estimulam a produção e a reposição do nutriente no corpo humano:
– Gelatina: rica em colágeno, faz bem para a pele, unhas e cabelo, além de ser uma sobremesa que não estimula o aumento de peso;
– Carnes: as carnes bovinas, suínas e do frango são ricas em proteína, nutriente que estimula a produção de colágeno – assim como ovos.
– Frutas cítricas: o alimento é fonte de vitamina C, que contribui com a síntese de proteínas, que depois será transformada em colágeno.
Para manter os nutrientes e substâncias dos alimentos que consumimos, um fator importante é estar atento ao modo de preparo. O armazenamento prolongado e utilizar água em excesso no cozimento são fatores que causam a diminuição ou até a perda de nutrientes essenciais.