Os corredores e sessões de vitaminas das farmácias, empórios e supermercados estão cheios de embalagens de diferentes marcas de biotina. E assim como sua presença é cada vez mais notada nesses espaços, vendedores, médicos e nutricionistas a recomendam com frequência para aqueles e aquelas que buscam orientação a respeito da vitamina.
Assim, dada a sua repercussão, não é nenhum exagero dizer que ela se tornou a sensação do momento entre os produtos e suplementos que oferecem pele, cabelo e unhas mais bonitas e resistentes.
Diante de todo esse hype recente que o nutriente vivencia, provavelmente você já ouviu falar a respeito dele. Talvez em um anúncio, talvez em uma conversa, a palavra biotina tenha surgido e despertado a sua atenção e interesse. Mas diante de tantas promessas e expectativas que ela pode criar a respeito de uma aparência impecável, será que você realmente possui todas as informações que precisa saber sobre a biotina?
Esse artigo tem o propósito de proporcionar mais conhecimento sobre o assunto e trazer luz a possíveis dúvidas, tais quais se a biotina é realmente eficaz, quais os seus verdadeiros benefícios ou então se ela possui efeitos colaterais para quem a ingere. Então se acomode aonde estiver e continue a leitura deste guia com a gente para descobrir tudo sobre esta vitamina!
O QUE É BIOTINA E PARA QUE SERVE?
Em poucas palavras, a biotina é uma vitamina do complexo B. Também chamada de vitamina B7, ela se trata de uma vitamina hidrossolúvel produzida em nossos intestinos por bactérias ou obtidas por meio da alimentação. Como outras vitaminas do complexo B, ela está relacionada à metabolização das gorduras, proteínas e carboidratos, bem como é essencial para a saúde da pele, cabelo e unhas.
Além de ser conhecida como um remédio quase mágico para lidar com problemas envolvendo queda de cabelo, cabelos quebradiços e unhas fracas, a biotina também pode ser indicada por médicos, na forma de suplementação, para outros propósitos, como amenizar as deficiências causadas pela esclerose múltipla e no tratamento de diabetes.
Encontrar alimentos que são fontes de biotina não é uma tarefa difícil, pois vários a possuem. Entre eles, a gema do ovo, cebola, cenoura, tomate, amendoim, nozes, alface, amêndoa, couve-flor, carne vermelha, leite e muitas frutas e sementes.
Alguns sintomas pode indicar a deficiência do nutriente no organismo, como unhas e cabelos fracos e quebradiços, calvície, pele seca e escamosa, e vermelhidão ao redor do nariz e da boca. Em casos mais agudos, complicações mais intensas podem surgir, tais quais conjuntivite, dermatite esfoliativa, dores musculares e aumento da glicemia.
BENEFÍCIOS DA BIOTINA
Muito em alta no momento, a suplementação da biotina é difundida como sendo uma das melhores formas de cuidar e desenvolver unhas, cabelos e pele maravilhosas. No entanto, apesar de alguns estudos legitimarem este fato, ainda não há uma prova científica concreta que demonstre exatamente o quanto ela é eficaz realmente. Confira a seguir os principais benefícios desta vitamina:
Biotina para o cabelo
A carência em biotina pode causar queda dos cabelos e enfraquecer os fios. Muito se fala das diferenças entre o antes e depois da biotina, mas a ciência ainda não sabe exatamente qual a relação entre o nutriente e os cabelos. Especialistas trabalham com a possibilidade de a biotina ter relação com a produção da queratina, proteína que forma o cabelo.
Deixa a pele mais bonita e saudável
Leia: Biotina Plus: por que tomar biotina combinada com outros elementos
Isso acontece porque ela ajuda no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, o que acaba por melhorar a saúde da pele. A falta de biotina, ao contrário, pode resultar em uma pele seca e escamosa.
Unhas mais fortes
A explicação, assim como para os cabelos, ainda é incerta, mas segue a mesma hipótese: envolveria a produção de queratina, que também compõe as unhas.
Auxilia a absorção de nutrientes
Em conjunto com outras vitaminas do complexo B, a biotina, como já dissemos, contribui para o metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas.
Pode ajudar no tratamento da diabetes
Essa é uma possibilidade muito estudada por médicos e cientistas. A ideia é a de que por ajudar a metabolizar melhor os carboidratos, a biotina – e alguns estudos já apontam isso – pode ser uma aliada no tratamento de pacientes diabéticos.
BIOTINA: EFEITOS COLATERAIS?
O principal efeito colateral da biotina, mesmo em pequenas quantidades, é que eventualmente ela pode alterar os resultados de exames sanguíneos. Especialmente se você tiver problemas com níveis hormonais ou tireóide, níveis de troponina cardíaca ou de vitamina D. O fato é que a biotina pode levar a resultados falsos de exames e diagnósticos errados, que podem acabar sendo perigosos, pois frequentemente resultam em uma preocupação e gastos com medicamentos e procedimentos médicos desnecessários.
Por isso, se você realiza a suplementação de biotina, não se esqueça de avisar o seu médico sobre ela antes de pedir um exame. Essa é a melhor forma de evitar um diagnóstico errado e seus problemas consequentes, pois o médico pode recomendar que você pare de tomar o suplemento alguns dias antes da realização do exame de acordo com a situação.
Para os casos de excesso de biotina no corpo, não há registros de grandes complicações ou problemas decorrentes. Nestes casos, o próprio organismo regula a quantidade ideal, excretando o excedente do nutriente pela urina. Também não há evidências de que a biotina engorda ou emagrece quando ingerida regularmente.
BIOTINA LAUTON
Agora que você já conhece mais sobre suplementar biotina, seus benefícios e a possibilidade de suplementação, pode estar interessado em adotá-la em sua rotina. Como com qualquer produto que escolhemos, devemos, também com a biotina, prezar pelas melhores marcas para um resultado eficaz.
Comprar Biotina da Lauton é suplementar om 45 microgramas de biotina por cápsula, a suplementação da Lauton conta com o melhor custo-benefício do mercado. A matéria prima utilizada em sua produção é de origem nobre e de altíssima qualidade.
A Lauton possui mais oito anos de atuação no mercado e é especializada na fabricação de suplementos alimentares de qualidade premium, que obedecem aos mais rigorosos controles estabelecidos pela ANVISA.
Você pode adquirir a biotina em cápsula no Site da Lauton na opção de embalagem com 60 cápsulas.