A idade chega para todos, isso é um fato. E os primeiros sinais do envelhecimento surgem na pele, quando ela fica flácida, enrugada e ressecada. Para muitas pessoas, isso pode causar perda da autoestima e até mal estar emocional.
Como muitas substâncias naturais deixam de ser produzidas pelo corpo, logo é recomendado que você procure repô-las para recuperar a jovialidade de uma pele macia, hidratada e renovada. O ácido hialurônico é uma dessas substâncias.
Se você nunca ouviu falar dele, aproveite para saber para que serve o ácido hialurônico, quais são seus principais tipos e os benefícios que ele proporciona para a saúde da pele. Depois da leitura desse artigo, a sua pele nunca mais será a mesma. Acompanhe!
Para que serve o ácido hialurônico
Produzido naturalmente na pele, o ácido hialurônico está presente na matriz celular, região onde se encontram duas proteínas bem conhecidas: a elastina e o colágeno. Ambas são responsáveis por manter a pele elástica e firme. Se você já faz uso de produtos anti-idade, saiba que eles já contam com esse princípio e por isso são tão eficazes na sua proposta de melhorar a saúde da pele.
Caso você ainda não saiba, essa molécula de açúcar preenche o espaço entre as células, mantendo a pele lisa, elástica e hidratada. Por causa da forma como restaura a pele, o ácido hialurônico acaba servindo também como preenchedor facial.
Tipos de ácido hialurônico
Como se trata de uma substância com vários pesos moleculares diferentes (penetra com mais ou menos facilidade nas camadas da pele) é importante conhecer algumas delas e entender como agem em contato com a pele. O Super Ácido Hialurônico, por exemplo, penetra na camada mais externa da pele, aquela que fica em contato com objetos. Isso torna-a mais hidratada e ainda melhora sua textura.
Já o potassium Hyaluronate (que é nada mais do que o sal potássico do ácido hialurônico) tem como função drenar a água do interior da pele para a superfície da pele. Isso é bom porque permite que a epiderme (camada superficial) esteja sempre hidratada.
Benefícios das cápsulas de ácido hialurônico
Conhecer os benefícios do ácido hialurônico é o primeiro passo para entender como a sua pele reage ao ambiente e como você pode prevenir o ressecamento dela. Suas vantagens para a saúde da pele foram tão exploradas que hoje ele é usado em procedimentos estéticos, servindo como elemento fundamental no tratamento de peles ressecadas.
Ajuda na reparação dos tecidos
Imagine a sua pele como uma estrutura composta por células que se degradam com o passar do tempo. Quando permanece exposta aos raios solares, à temperatura elevada do chuveiro e também às mudanças climáticas, ela tende a ficar desidratada e pode perder água.
Com a ingestão diária de cápsulas de ácido hialurônico todas as camadas da pele são restauradas pouco a pouco, começando pela epiderme e chegando até a derme. Isso evita que deformações como espinhas, cravos e acne surjam, causando mal estar físico e emocional.
Preenche e evita a flacidez da pele
Olheiras profundas e bochechas caídas são o pesadelo de qualquer pessoa que se preocupa com a sua aparência durante a vida adulta e também quando estão próximas da terceira idade.
Apesar de serem sinais naturais do corpo, eles podem ser contornados com o uso do ácido hialurônico, pois ele possui ação volumizadora, isto é, cria volume em regiões do rosto (bochechas, testa, lábios e queixo, por exemplo) que perdem tecido subcutâneo com o passar dos anos. Só para que se ter uma ideia do poder dessa substância, ela consegue alinhar traços da face, como um nariz encurvado, reduzir sulcos e até demarcar o maxilar.
Auxilia no tratamento da acne
Todos nós já sabemos que a acne é uma doença de pele que surge quando as glândulas sebáceas ficam inflamadas dando origem aos cravos, espinhas, podendo evoluindo depois para cicatrizes. Conforme ela progride, maiores se tornam os problemas enfrentados por quem lida diariamente com ela.
No entanto, as cápsulas de ácido hialurônico já demonstraram resultados promissores quando combinadas com procedimentos estéticos com o uso de um laser CO2, por exemplo. De acordo com alguns estudos, quando são usados em conjunto, ambos contribuem para a redução de manchas, irritações e outros problemas ligados à acne.
Cápsulas ou creme: qual é melhor?
Essa pergunta pode se tornar recorrente, tendo em vista que cada um prefere uma solução que atende melhor o seu perfil e as suas necessidades diárias. O ácido hialurônico pode ser encontrado tanto na forma de creme quanto de serum. Sua maior vantagem está no fato de poder ser aplicado diretamente sobre a pele, hidratando-a e melhorando a sua textura.
Já as cápsulas são mais práticas, pois podem ser ingeridas a qualquer momento do dia em meio às suas atividades. Mesmo que você esteja experimentando o ácido hialurônico pelo primeira vez não vai ter problemas para consumí-lo em cápsulas, pois elas fornecem a quantidade diária que você precisa.
Existe contra indicação?
Como qualquer outra substância que promete restaurar a saúde da pele, o preenchimento com ácido hialurônico deve ser feito por um profissional e evitado em gestantes lactantes, pois ainda não foi comprovado se ele é seguro para estes dois grupos. O mesmo vale para outras fórmulas com base em gel, sérum ou cápsula.
Onde comprar ácido hialurônico
Agora que você já conhece os benefícios dessa substância, só falta saber como e onde garantir as suas cápsulas de ácido hialurônico. O melhor lugar para comprá-lo é na Lauton Nutrition, uma das maiores empresas especializadas na vendas de suplementos alimentares do Brasil.
Com nossos produtos, você cuida da sua saúde para ter mais energia e disposição para fazer o que sempre quis. Trabalhamos para que a sua saúde esteja sempre em primeiro lugar. Por isso, contamos com suplementos e complexos vitamínicos que ajudam na reposição de nutrientes e sais minerais perdidos seja por causa da intensidade dos exercícios físicos ou de processos naturais pelo qual o corpo passa como o envelhecimento da pele.