Saúde em primeiro lugar não é somente o lema de muitos seres humanos. As abelhas também levam esse ditado à risca em sua agitada rotina dentro das colméias. Por isso, um trabalho muito importante realizado por elas é a coleta de uma poderosa resina para produzir um remédio ainda mais poderoso. Estamos falando, é claro, da própolis.
Por ser uma espécie que vive e pensa sempre no bem-estar do grupo, as abelhas operárias utilizam a própolis para vedar todas as frestas da colmeia e aproveitar ao máximo os benefícios de seu próprio preparo. A própolis é capaz de isolar o ambiente interno para manter a temperatura ideal, impedir a entrada de chuva e ventos fortes e ainda proteger as abelhas contra vírus, bactérias e fungos perigosos à espécie.
Velha conhecida da humanidade, os antigos egípcios perceberam há milhares de anos que poderiam aproveitar os benefícios da própolis para a própria saúde. Desde então, ela é utilizada como antisséptico, no tratamento de feridas e, como não poderia deixar de ser quando o assunto é a terra dos faraós, para mumificação.
Apesar de seu uso milenar – diferentes povos conheciam e utilizavam o composto para fins medicinais -, a ciência médica moderna demorou muito para dedicar seus estudos à própolis. Isso só veio a acontecer, de fato, há algumas poucas décadas, motivada pelo crescente uso popular da substância.
BRASIL, O PAÍS DA PRÓPOLIS
E quando falamos em um uso crescente, acredite, é um volume enorme. A estimativa é que, todos os anos, o consumo mundial gire em torno de 2,3 mil toneladas. E o Brasil é um grande protagonista nessa história: somos o terceiro maior produtor de própolis do planeta, atrás apenas das gigantes Rússia e China.
Um ponto interessante é que, dado o nosso clima, a produção de própolis se estende por todo o ano, enquanto em outras regiões do globo, o preparo da resina só acontece na primavera. Além disso, a Apis mellifera, a espécie de abelha mais comum por aqui é conhecida por ser uma excelente produtora.
O Brasil também se destaca pela grande variedade de própolis que produz. Atualmente são 13 tipos, divididos em três categorias: a clássica, de cor marrom, a vermelha e a verde. É justamente sobre a última que vamos falar hoje.
Cada uma dessas variações possui uma composição química distinta, definida, basicamente, pelos ingredientes (cera e resina de diferentes plantas) obtidos na vegetação próxima às colmeias. Assim, cada versão da própolis possui propriedades medicinais diferentes.
O Brasil é um dos poucos países capazes de produzir a própolis verde. Ela se origina a partir de colméias próximas a uma planta chamada alecrim-do-campo (planta nativa da América do Sul), que dá a coloração esverdeada e as propriedades terapêuticas únicas dessa variação.
OS BENEFÍCIOS DO EXTRATO DE PRÓPOLIS VERDE
Você deve estar se perguntando, para que serve o extrato de própolis verde? Bom, as indicações do extrato de própolis verde são muitas. A seguir, vamos listar alguns dos principais benefícios de consumi-lo.
Auxilia na aceleração da cicatrização
A própolis verde e seu extrato possuem uma poderosa ação cicatrizante. Isso acontece porque esse composto é capaz de metabolizar e estimular a produção de substâncias essenciais para a pele, como o colágeno. Assim, o consumo regular de própolis é capaz de fazer com que as feridas se regenerem de forma muito mais rápida.
Aliada do sistema imunológico
O extrato também é indicado para quem sofre com problemas relacionados à baixa imunidade. A própolis verde possui proteínas capazes de equilibrar e regular nossas defesas internas, além de trazer outros benefícios, como propriedades antibacterianas. Assim, ela também é uma boa opção para quem quer acabar de vez com a acne.
Propriedades antioxidantes
Os antioxidantes são capazes de impedir a ação dos radicais livres nas células do corpo. Com isso, o extrato de própolis verde é capaz de combater doenças do coração, neurológicas, inflamações e mesmo o envelhecimento precoce.
COMO TOMAR O EXTRATO DE PRÓPOLIS VERDE
É possível encontrar a própolis verde de diversas formas em supermercados, farmácias e empórios em produtos que contam com o seu extrato na composição. Entre os principais estão o antisséptico bucal (utilizado para diminuir o surgimento de cáries e inflamações na gengiva), o spray (muito usado para inflamações na garganta, por exemplo) e o mel.
A suplementação em forma de cápsulas e comprimidos, no entanto, merece um destaque especial por uma série de motivos. Primeiro, ela possui uma concentração muito maior do extrato, ideal para lidar com questões não só pontuais, como a melhora de uma inflamação, mas também para tratamentos mais longos, como o reforço do sistema imunológico.
Segundo, o suplemento representa uma maneira bastante prática de consumir o extrato da própolis verde. Por ser vendido em forma de cápsulas ou comprimidos, basta ingerir junto a um copo d’água na dosagem recomendada.
O extrato de própolis verde da Lauton, por exemplo, possui a indicação de 1 cápsula 3 vezes ao dia. É importante também buscar orientação especializada de um médico ou nutricionista para uma análise mais personalizada, visto que, a depender de cada caso, uma pessoa pode precisar de uma dosagem diferente da outra.
EXTRATO DE PRÓPOLIS VERDE É NA LAUTON
Agora que você já conhece mais sobre o extrato de própolis verde, seus benefícios e a possibilidade de suplementação, pode estar interessado em adotá-lo em sua rotina. Como com qualquer produto que escolhemos, devemos, também com esse extrato, prezar pelas melhores marcas para um resultado eficaz.
Com 200mg de extrato de própolis verde por cápsulas, a suplementação da Lauton conta com o melhor custo-benefício do mercado. A matéria prima utilizada em sua produção é de origem nobre, de altíssima qualidade e conta com o mais alto teor de pureza e concentração de própolis.
A Lauton possui mais oito anos de atuação no mercado e é especializada na fabricação de suplementos alimentares de qualidade premium, que obedecem aos mais rigorosos controles estabelecidos pela ANVISA.
Você pode adquirir o extrato de própolis verde em nossa loja virtual em duas opções de embalagem, com 60 e 120 cápsulas.